segunda-feira, 25 de junho de 2012

A historia dos celulares


A História dos Celulares


Hoje todos, ou quase todos, temos este aparelho. Um lugar comum entre jovens e adultos e que cada vez mais domina os usuários idosos e as crianças. Podemos ler emails, calcular, acessar a internet em alta velocidade, jogar tirar fotos, gravar videos...ufa, e até falar nele; ainda não nos esquecemos por completo de seu fim primário. O celular realmente veio pra ficar, mas nem sempre foi assim e neste artigo vamos contar um pouco da história e evolução destes aparelhinhos cobiçados e fundamentais no mundo atual.

Criado como um sistema de comunicação à distância que mudasse sempre de canal para que as frequências não fossem interceptadas pela atriz americana Hedwig Kiesler que patenteou em 1940, somente em 1947 começou a ser desenvolvido nos laboratórios Bell nos Estados Unidos, sendo um sistema de telefonia com alta capacidade que ara inteligado por várias antenas, onde cada antena era uma célula. Assim surgiu pela primeira vez o nome "celular".

  Ericsson MTA e Motorola Dynatac 8000X: Os pioneiros

O primeiro aparelho a ser construído, em 1956, foi o MTA  da Ericsson. Ele pesava mais de 40Kg e sua finalidade inicial era a instalação em porta-malas de carros. Talvez com numa tentativa de viabilizar as comunicações de negócios em movimento, como em viagens por exemplo. Algum tempo depois surgiu um modelo da Motorola que para muitos é o primeiro celular, devido à sdua real mobilidade; foi o Motorola Dynatac 8000X, através do qual ocorreu a famosa primeira ligação de um celular no mundo, realizada por Martin Cooper, diretor de sistemas de operações da Motorola. O Dynatac 8000X "ostentava" 25 cm de comprimento e 7 cm de largura, além de pesar cerca de 1 quilo.
A operação de telefonia celular teve início no Japão e na Suécia em 1979 e atingiu efetivamente os Estados Unidos em 1983. Para ter um sistema de telefonia destes os assinantes pagavam cerca de 20 Mil dólares



A Segunda Geração:


A segunda geração da telefonia móvel começõu no início dos anos 90 e foi marcada pelo surgimento de novas funcionalidades a serem adicionadas aos aparelhos, que felizmente diminuiram muito seu tamanho e peso, além do preço também ter ficado um pouco menos salgado. Uma das primeiras novidades a ser implantada foi a possibilidade de envio de mensagens de texto, criada no ano de 1993 por uma operadora da Finlândia. O sucesso foi praticamente imediato e este recurso foi aprimorado e nunca mais deixou de figurar nos aparelhos móveis, tornando-se inclusiva, para alguns, a principal função a ser utilizada.

Outra diferença nos aparelhos desta geração está no uso de toques musicais monofônicos e polifônicos para substituir os irritantes efeitos sonoros dos equipamentos anteriores. Com esta invenção mais um serviço passou a integrar o leque de produtos oferecidos pelas operadoras e os usuários puderam ter, mediante pagamento, vários toques musicais como hinos de times por exemplo.


Talvez mais marcante que a mudança nos toques foi a introdução de cores nas telas dos aparelhos, que deixaram de ter aquela aparência de calculadora e passarm a exibir até mesmo fotos e desenhos em suas telas. Daí para o acoplamento de câmeras digitais não demorou tanto e logo as pessoas puderam tirar fotos com seus celulares que também passaram a contar com cada vez mais espaço de armazenamento de dados. O video veio em seguida e agora era possível gravar filmes com áudio ou importar do computador para assistir na tela do celular.


Faltava algo? Hoje podemos dizer que faltava muito mas a verdade é que a possibilidade de usar toques e ouvir música no formato MP3 elevou o celular à condição de gadget indispensável para o entretenimento móvel de milhares de pessoas. Agora podia-se armazenar canções e mais canções dos artistas favoritos e levar para todos os lugares. Muitos abriram mão, neste momento, de outros "brinquedos" como aparelhos de MP3, MP4, etc. Algum tempo depois vieram o suporte para arquivos WMA, AAC, equalizador, suporte a listas de reprodução, visualizações de efeitos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário