segunda-feira, 25 de junho de 2012

Historia do computador

Esta série foi publicada pelo editor de Novo Milênio de 26/8/1997 até 17/2/1998 no caderno Informática do jornal santista A Tribuna. Os vínculos citados permanecem como no original. No original, deveria ser encerrada em 28/10/1997, mas o interesse despertado entre os leitores levou à realização de uma série em continuação, explorando as perspectivas para a computação em futuro próximo. As duas séries foram ainda divulgadas, com outros complementos, no CD-ROM especialmente criado pelo editor de Novo Milênio para o III Salão de Informática de Santos, ocorrido em março/abril de 1998.É com esta definição, obtida em alguns instantes com alguns toques no teclado de um computador, que começa esta rápida viagem pelo mundo da computação, que pretende dar uma noção geral aos leitores de todo esse mundo futurístico, que em alguns anos invadiu nossas vidas de todas as formas imagináveis e até de algumas nunca antes imaginadas.
Ábaco: já usado pelos sumérios há 5 mil anos (*)
Mas, para compreender o presente, é preciso voltar ao passado, muitos séculos atrás. Quando a civilização se formou, havia produtos para trocar, distâncias a medir e comparar, medidas a representar e valores a registrar para que pudessem ser depois utilizados. A humanidade começou cedo a calcular, surgiram as contas. E surgiram também instrumentos para ajudar o homem a contar.
Um deles é o ábaco, que muitos japoneses usam até hoje, aqui mesmo em Santos. Movia-se algumas continhas para um lado, tinha-se uma quantia. Movia-se mais algumas continhas para esse mesmo lado, e eis a soma. Movendo para o lado contrário, faz-se a subtração. A posição das contas forma uma espécie de memória da soma.
Pascalina foi inventada por Blaise Pascal em 1642
A Matemática é uma ciência exata. Se forem definidas algumas condições essenciais e um caminho a seguir, o resto vem por conseqüência. Então, para quê as pessoas precisariam esquentar a cabeça, fazendo uma infinidade de cálculos repetitivos, se houvesse uma máquina que fizesse esse trabalho, sem se cansar, sem errar e até mais rapidamente? Essa idéia foi retomada por Blaise Pascal em 1642, quando criou a pascalina, a primeira calculadora mecânica do mundo. Uma agulha movia as rodas, e um mecanismo especial levava dígitos de uma roda para outra.
Em 1614, John Napier havia criado o logaritmo, um recurso matemático que reduzia a divisão à subtração e a multiplicação à adição. Em 1623, Francis Bacon foi o primeiro a usar aritmética de base 2 (veremos isso adiante, o sistema binário é a base da computação atual). Em 1671, Gottfried von Leibniz fez uma máquina que efetuava multiplicações e divisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário